GESTAÇÃO

GESTAÇÃO

Antes de ser mãe eu responderia com toda a convicção do mundo que a Gestação dura nove meses, no entanto, para minha surpresa, na primeira consulta que tive com o obstetra descobri que o calculo é feito por um tal de DUM.

Gestação

Juro que antes da minha gestação nunca tinha ouvido falar em DUM e em DPP. O DUM é um método para calcular a gestação cuja invenção foi do obstetra alemão Franz Naegele, que desde 1810 criou uma regra para calcular o tempo da gestação a partir do primeiro dia da última menstruação da mulher. Isso mesmo, os médicos utilizam esse método do século passado para calcular as semanas da gestação, o qual a OMS – Organização Mundial de Saúde – passou a recomendar desde 1995. Segundo o Ministério da Saúde, as brasileiras podem esperar até 42 semanas, mas a prática mais comum entre a maioria dos obstetras é de 38 a 40 semanas.

Este método presume-se que o ciclo menstrual da mulher é padrão, ou seja, ciclos de 28 dias, no entanto nas mulheres irregulares além desta regra também são utilizadas as probabilidades das informações do ultrassom. O importante é saber que estamos falando de estimativas e probabilidades e não datas exatas. A DPP é uma data provável, não é a data do nascimento do seu filho.

Como estamos falando de estimativas, não se prenda muito em datas, aproveite para curtir e vivenciar todas as fases da gestação, sem medo e cobranças. Há muitas incertezas nos cálculos utilizados pelos obstetras e o que nos resta é aceitar, receber e legitimar os imprevistos. Angustias e Ansiedade não faz bem para ninguém muito menos para gestante.

O motivo pelo qual decidi escrever sobre este tema, foi que hoje arrumando a pasta com os exames de pré natal, vi a carteirinha onde marcava o DUM da minha gestação que era 24/05/13 e o DPP 02/03/14 e lembro bem que estas datas me intrigaram, se fizermos as contas são quase 10 meses e foi aí que passei a seguir a gestação por semanas e não por meses. A Larah nasceu no dia que completou 38 semanas, a placenta estava “madurecida” e foi preciso fazer a cesariana.

Confesso que seguir a gestação semana a semana foi muito bom, hoje temos diversos sites que disponibiliza informações de como está o desenvolvimento do feto a cada semana. Eu seguia o site BabyCenter e adorava.

No entanto, o melhor a fazer, seria não nos apegarmos tanto as datas, devíamos apenas gestar, preparar, transformar, vivenciar o ciclo e não controlá-lo. Mas vivemos ansiosos com tudo, imagina com a espera da chegada do nosso grande amor…