Olá pessoal, tudo bem, vamos fotografar?

Com este post, inauguro a coluna Fotografia, na qual quinzenalmente trarei informações bacanas sobre fotos.

Nesta semana, quem trará boas  dicas é a minha amiga e fotógrafa Juliana do Julia Oliveira Fotografia. Espero que gostem.

Olá futuros papais!

Neste post vou dar algumas dicas para as fotografar a espera do bebê, aí vale pedir ajuda para o marido, uma amiga próxima etc.

Mas…. Antes das dicas do ensaio em si, lá vai a mais importante… Conheça seu equipamento! Leia o manual, procure dicas na internet, faça testes com as configurações, descubra se tem a opção de usar o modo manual. Quanto mais você conhecer sua ferramenta, mais fácil será chegar melhor resultado que seu equipamento pode dar.

Qual é o melhor momento para fotografar?

O melhor período para fotografar é em torno da 30/32ª semana de gestação, pois nesta época a barriga já está redondinha e a futura mamãe ainda está disposta e não está tão inchada.

Onde fazer o ensaio?

O bom de fazer as suas próprias fotos é que você pode dividir a sessão em vários ambientes!

Casa

Faça fotos no quartinho do bebê, na sala, no quarto do casal. Atente-se para que o ambiente receba uma boa iluminação natural que permita fotos com as luzes apagadas. Luz de janelas são perfeitas!

Se o cômodo escolhido receber luz do sol direta, coloque uma cortina bem levinha para filtrar a luz e deixá-la mais suave.

Uma das vantagens de fazer em casa é que todas as roupas e acessórios do bebê já estão na mão.

Algo óbvio, mas que as vezes em meio a empolgação não nos atentamos é a organização do ambiente. Deixe o mais clean possível, para que nada roube o foco da futura mamãe.

ensaiodaniela-20

Locação externa

Ensaios externos permitem uma infinidade de opções, pode ser em parques, praia, campo ou qualquer outro local que seja especial e tenha significado para o casal.

Para fazer ensaios externos é necessário se organizar. Pensar no melhor horário, nas trocas de roupas, nos acessórios do bebê que irá levar, etc.

Procure fazer ensaios nestes locais quando ainda não há muita circulação de pessoas, para não poluir sua foto e vocês ficarem mais a vontade.

EnsaioLeticia-30

ensaiomichelle-59

 

Se for um dia de sol, evite fazer o ensaio ao meio dia, pois o sol neste horário cria sombras muito duras fazendo com que as pessoas fiquem com olheiras e nenhuma gravidinha em sã consciência quer olheiras! Então os melhores horários são bem cedinho, a partir das 6h até umas 9h ou no final do dia a partir das 15h no inverno e das 16h no verão. Se o dia estiver nublado, melhor ainda, as nuvens funcionam como um filtro natural da luz, deixando uma luz mais suave.

Ah! Lembre-se de levar água e um lanchinho rápido.

Como se preparar para o ensaio?

Evite lingeries ou roupas muito apertadas, lembrando que apertado é diferente de justo, pois podem deixar a pele marcada e aparecer na hora de fazer foto somente de top;

Evite penteados cheios de frufru, quanto mais natural, mais bonito. Uma escova ou babyliss já ficarão lindos!

Maquiagem: faça uma maquiagem leve, evite sombras chamativas, use cores mais neutras, delineador fica muito bom para fotos também e se quiser dar um up no olhar, arrisque nos cílios postiços!

FOTOGRAFAR A GESTAÇÃO

FOTOGRAFAR A GESTAÇÃO

As fotos

Para quem não é fotógrafo, é uma ótima ideia procurar referências de imagens para se inspirar, ver os ângulos utilizados, ideias de poses e tudo mais. Vá pesquisando na internet com calma e salvando no celular, quando chegar o dia já terá um monte de inspiração. Um site muito bom para isso é o pinterest.com, lá está cheio de fotos lindas.

Não esqueça das fotos dos detalhes, sapatinhos, roupinhas, um pingente que ganhou. Tudo isso enriquecerá seu ensaio.

elainegestante-37

 

Boas fotos!

 

Conheça mais do trabalho da Juliana acessando o link: Julia Oliveira Fotografia

 

juliana1