No post de hoje trago dicas de alimentação saudável e estilo de vida que ajudarão a minimizar a fadiga.

Ultimamente, com a correria do dia a dia – não é fácil ser mãe de bebê, esposa, dona de casa, blogueira e ainda trabalhar fora – muitas vezes sinto-me esgotada fisicamente e esta semana andei pesquisando sobre como melhorar minha energia para que eu continue dando “conta do recado”.

Recebi este post da Marília Santos da S2Publicom e achei que vale muito a pena compartilhar com vocês, as dicas tem sido úteis para mim, espero que sejam úteis para vocês também.

Conheça os principais motivos de sentir cansaço, desânimo e falta de disposição e confira dicas práticas para combatê-los

Dicas

São Paulo, 7 de agosto de 2015 – Sensação de cansaço, desânimo, falta de motivação, dores físicas e alterações emocionais são alguns dos sinais da já tão conhecida fadiga. Mas você sabia que ela pode ser realmente uma doença? A chamada “fadiga crônica” pode estar relacionada ao estresse do dia a dia e também à má alimentação e à falta de atividades físicas.

Para prevenir o aparecimento deste sintoma, há pequenas atitudes que podemos mudar. Uma delas é adotarmos uma alimentação variada, rica em vitaminas e minerais, presentes principalmente nos alimentos de origem vegetal e seus derivados. “Beber bastante água, ter cuidado com o excesso de cafeína e se alimentar regularmente, sem pular as refeições, são algumas medidas importantes para assegurar o nível de energia adequado ao longo do dia e promover maior bem estar.” recomenda a nutricionista Lara Natacci, graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, mestre em Comportamento Alimentar pela Universidade de São Paulo e doutoranda pela mesma instituição.

A ingestão de alimentos que contenham boas quantidades de ferro podem auxiliar na prevenção de anemia, uma causa frequente da fadiga. De acordo com a Dra. Lara, o recomendado é que uma pessoa adulta, entre 19 e 30 anos, consuma em média 8 mg/dia de ferro para os homens e 18mg/dia para as mulheres. “O ferro é um componente essencial para o transporte de oxigênio em todo o corpo, uma vez que integra a hemoglobina, célula responsável por este transporte. Portanto, a falta dele pode desencadear diversos sintomas, inclusive a fadiga”, explica.

Outra causa desta doença é a perda de massa muscular e, para reverter isso, precisamos de atividade física frequente associada a uma ingestão adequada de alimentos ricos em proteínas. A American College of Sports and Medicine, em publicação recente (2015), recomenda uma ingestão de 1,2 a 1,7g de proteínas por quilo de peso, associada à prática regular de exercícios físicos, inclusive os de força, para manutenção e recuperação da massa muscular. Por exemplo, uma pessoa que pesa 60kg deve, neste caso, ingerir de 72 a 102 gramas de proteínas por dia. “Encontramos 8g de proteína em 1 xícara de leite de vaca, 7g em uma xícara de leite de soja, 6g em 1 ovo, 21g em 90g de carne, e 16g em uma xícara de leguminosas”, complementa a Dra.Lara.

Sucos e shakes à base de soja podem compor uma alimentação equilibrada e são ótimas fontes de minerais e vitaminas, como ferro, vitamina C, complexo B, entre outras. Além disso, a soja possui uma proteína considerada de alto valor biológico e, assim, preparações com esse tipo de alimento são ótimas alternativas para dar mais força e disposição para o seu dia.

Importante: Consulte um médico para se certificar de que o seu cansaço não é causado por outras doenças e não deixe de realizar exames de check up, ao menos uma vez por ano.

Dicas Preciosas
Confira algumas dicas da Dra.Lara de alimentação e estilo de vida para ajudar a ter uma vida mais leve:

Vitamina que Anima
Para iniciar bem o seu dia, comece pelo café da manhã com uma vitamina à base de soja. Assim, seu corpo irá receber vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Confira a receita a seguir e capriche no preparo:

Vitamina de Framboesa e Abacaxi

Dicas
Foto em alta no link abaixo
Porções: 3 porções
Tempo de Preparo: 5 minutos

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de Ades Original Zero gelado
1 xícara (chá) de framboesa congelada
2 fatias de abacaxi picadas

Modo de Preparo:
1. No copo do liquidificador, coloque o Ades Original Zero e a framboesa, e bata até ficar homogêneo.
2. Junte o abacaxi e bata novamente até formar uma mistura cremosa.
3. Coloque em copos altos e sirva em seguida.

Dicas
Para facilitar o preparo, retire a framboesa congelada do freezer 5 minutos antes de bater.
Utilize o abacaxi bem maduro ou substitua-o por uma embalagem de polpa de abacaxi.

Sai pra lá, Negatividade!
Existem algumas situações que diminuem nossa energia positiva e que nos deixam para baixo. Por isso, às vezes, é melhor reavaliar as questões, uma a uma, e elencar prioridades. Assim, você não só preserva o seu bem estar, como também pode lidar melhor com os desafios diários, em casa e no trabalho.

Recarregue a Energia
Imagine obter energia com uma vitamina feita de chocolate, coco e banana. Com nutrientes importantes como fibras, vitaminas e minerais, a banana é uma fruta prática para saciar a fome e fornece energia de maneira rápida. Além disso, possui o aminoácido triptofano, precursor da serotonina, hormônio relacionado ao bem estar e que garante disposição. O segredo é não exagerar e variar sempre!

Ades Frapê de Coco com Chocolate e Banana

Dicas
Foto em alta no link abaixo
Porções: 3 porções
Tempo de Preparo: 5 minutos

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de Ades Frapê de Coco Zero
2 colheres (chá) de chocolate em pó
Meia banana-nanica picada

Modo de Preparo:
1. No copo do liquidificador, coloque o Ades Frapê de Coco, o chocolate e a banana, e bata até ficar homogêneo.
2. Coloque o conteúdo em dois copos e sirva a seguir.

Dicas
Se desejar, substitua o chocolate por cacau em pó.

A Vida é Para Colorir!

Seja na roupa ou nos acessórios, trazer cores vivas para a vida afasta as energias negativas e estimula a mente para a alegria. Use e abuse das cores, em qualquer estação.

Tenha uma Boa Noite de Sono
É importante manter uma hora certa para dormir e outra para acordar durante a semana. Isto ajuda a regularizar o nosso sono, metabolismo e nosso relógio biológico, além de evitar a sensação de cansaço. É claro que não é preciso seguir à risca estes horários aos finais de semana, por exemplo, mas manter uma rotina para as horas de descanso ajuda a melhorar a disposição.