Dicas de Alimentação Saudável

No post de hoje trago dicas de alimentação saudável e estilo de vida que ajudarão a minimizar a fadiga.

Ultimamente, com a correria do dia a dia – não é fácil ser mãe de bebê, esposa, dona de casa, blogueira e ainda trabalhar fora – muitas vezes sinto-me esgotada fisicamente e esta semana andei pesquisando sobre como melhorar minha energia para que eu continue dando “conta do recado”.

Recebi este post da Marília Santos da S2Publicom e achei que vale muito a pena compartilhar com vocês, as dicas tem sido úteis para mim, espero que sejam úteis para vocês também.

Conheça os principais motivos de sentir cansaço, desânimo e falta de disposição e confira dicas práticas para combatê-los

Dicas

São Paulo, 7 de agosto de 2015 – Sensação de cansaço, desânimo, falta de motivação, dores físicas e alterações emocionais são alguns dos sinais da já tão conhecida fadiga. Mas você sabia que ela pode ser realmente uma doença? A chamada “fadiga crônica” pode estar relacionada ao estresse do dia a dia e também à má alimentação e à falta de atividades físicas.

Para prevenir o aparecimento deste sintoma, há pequenas atitudes que podemos mudar. Uma delas é adotarmos uma alimentação variada, rica em vitaminas e minerais, presentes principalmente nos alimentos de origem vegetal e seus derivados. “Beber bastante água, ter cuidado com o excesso de cafeína e se alimentar regularmente, sem pular as refeições, são algumas medidas importantes para assegurar o nível de energia adequado ao longo do dia e promover maior bem estar.” recomenda a nutricionista Lara Natacci, graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, mestre em Comportamento Alimentar pela Universidade de São Paulo e doutoranda pela mesma instituição.

A ingestão de alimentos que contenham boas quantidades de ferro podem auxiliar na prevenção de anemia, uma causa frequente da fadiga. De acordo com a Dra. Lara, o recomendado é que uma pessoa adulta, entre 19 e 30 anos, consuma em média 8 mg/dia de ferro para os homens e 18mg/dia para as mulheres. “O ferro é um componente essencial para o transporte de oxigênio em todo o corpo, uma vez que integra a hemoglobina, célula responsável por este transporte. Portanto, a falta dele pode desencadear diversos sintomas, inclusive a fadiga”, explica.

Outra causa desta doença é a perda de massa muscular e, para reverter isso, precisamos de atividade física frequente associada a uma ingestão adequada de alimentos ricos em proteínas. A American College of Sports and Medicine, em publicação recente (2015), recomenda uma ingestão de 1,2 a 1,7g de proteínas por quilo de peso, associada à prática regular de exercícios físicos, inclusive os de força, para manutenção e recuperação da massa muscular. Por exemplo, uma pessoa que pesa 60kg deve, neste caso, ingerir de 72 a 102 gramas de proteínas por dia. “Encontramos 8g de proteína em 1 xícara de leite de vaca, 7g em uma xícara de leite de soja, 6g em 1 ovo, 21g em 90g de carne, e 16g em uma xícara de leguminosas”, complementa a Dra.Lara.

Sucos e shakes à base de soja podem compor uma alimentação equilibrada e são ótimas fontes de minerais e vitaminas, como ferro, vitamina C, complexo B, entre outras. Além disso, a soja possui uma proteína considerada de alto valor biológico e, assim, preparações com esse tipo de alimento são ótimas alternativas para dar mais força e disposição para o seu dia.

Importante: Consulte um médico para se certificar de que o seu cansaço não é causado por outras doenças e não deixe de realizar exames de check up, ao menos uma vez por ano.

Dicas Preciosas
Confira algumas dicas da Dra.Lara de alimentação e estilo de vida para ajudar a ter uma vida mais leve:

Vitamina que Anima
Para iniciar bem o seu dia, comece pelo café da manhã com uma vitamina à base de soja. Assim, seu corpo irá receber vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Confira a receita a seguir e capriche no preparo:

Vitamina de Framboesa e Abacaxi

Dicas
Foto em alta no link abaixo
Porções: 3 porções
Tempo de Preparo: 5 minutos

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de Ades Original Zero gelado
1 xícara (chá) de framboesa congelada
2 fatias de abacaxi picadas

Modo de Preparo:
1. No copo do liquidificador, coloque o Ades Original Zero e a framboesa, e bata até ficar homogêneo.
2. Junte o abacaxi e bata novamente até formar uma mistura cremosa.
3. Coloque em copos altos e sirva em seguida.

Dicas
Para facilitar o preparo, retire a framboesa congelada do freezer 5 minutos antes de bater.
Utilize o abacaxi bem maduro ou substitua-o por uma embalagem de polpa de abacaxi.

Sai pra lá, Negatividade!
Existem algumas situações que diminuem nossa energia positiva e que nos deixam para baixo. Por isso, às vezes, é melhor reavaliar as questões, uma a uma, e elencar prioridades. Assim, você não só preserva o seu bem estar, como também pode lidar melhor com os desafios diários, em casa e no trabalho.

Recarregue a Energia
Imagine obter energia com uma vitamina feita de chocolate, coco e banana. Com nutrientes importantes como fibras, vitaminas e minerais, a banana é uma fruta prática para saciar a fome e fornece energia de maneira rápida. Além disso, possui o aminoácido triptofano, precursor da serotonina, hormônio relacionado ao bem estar e que garante disposição. O segredo é não exagerar e variar sempre!

Ades Frapê de Coco com Chocolate e Banana

Dicas
Foto em alta no link abaixo
Porções: 3 porções
Tempo de Preparo: 5 minutos

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de Ades Frapê de Coco Zero
2 colheres (chá) de chocolate em pó
Meia banana-nanica picada

Modo de Preparo:
1. No copo do liquidificador, coloque o Ades Frapê de Coco, o chocolate e a banana, e bata até ficar homogêneo.
2. Coloque o conteúdo em dois copos e sirva a seguir.

Dicas
Se desejar, substitua o chocolate por cacau em pó.

A Vida é Para Colorir!

Seja na roupa ou nos acessórios, trazer cores vivas para a vida afasta as energias negativas e estimula a mente para a alegria. Use e abuse das cores, em qualquer estação.

Tenha uma Boa Noite de Sono
É importante manter uma hora certa para dormir e outra para acordar durante a semana. Isto ajuda a regularizar o nosso sono, metabolismo e nosso relógio biológico, além de evitar a sensação de cansaço. É claro que não é preciso seguir à risca estes horários aos finais de semana, por exemplo, mas manter uma rotina para as horas de descanso ajuda a melhorar a disposição.

Posts Relacionados

Sobremesa sem Lactose Aprenda a fazer duas sobremesas sem lactose e com menos de 200 calorias para compartilhar com a família  Almoço aos domingos é tradição entre as famí...
Salada de Pote – Aprenda a Fazer A dica de hoje é de como preparar uma salada de pote para consumo próprio ou para ganhar uma graninha vendendo. As informações e imagens foram gentilm...
Lancheira Nutritiva e Divertida Em entrevista com uma colega nutricionista, ficou claro que o ideal é sempre reunir alimentos fontes de carboidrato, proteínas, além de frutas e bebid...

Posts Relacionados

Sobremesa sem Lactose Aprenda a fazer duas sobremesas sem lactose e com menos de 200 calorias para compartilhar com a família  Almoço aos domingos é tradição entre as famí...
Lancheira Nutritiva e Divertida Em entrevista com uma colega nutricionista, ficou claro que o ideal é sempre reunir alimentos fontes de carboidrato, proteínas, além de frutas e bebid...
Como Voltar a Ter o Corpo Que Tinha Antes da Gravi... Corpo ante e depois Como Voltar a Ter o Corpo Que Tinha Antes da Gravidez Mamãe, imagine se você pudesse emagrecer sem precisar ficar horas na acad...

6 Comentários

  1. Jamilly Lima
    13 de agosto de 2015

    Ótimo texto. Já copiando algumas dicas, essa receita de framboesa parece uma delícia.

    Responder

  2. Iasmin Marques
    13 de agosto de 2015

    Nossa que post legal, adorei a receita da vitamina de Framboesa com abacaxi, parece ser ótima!

    Bjos
    http://www.amaedadri.com/

    Responder

  3. melissa
    13 de agosto de 2015

    Ótimo!!! Preciso muito melhorar ainda mais a minha alimentação!! Adoro vitaminas..só morro de preguiça de fazer!
    rsrsrs
    Bjs

    Responder

  4. Daniela Zanatto
    13 de agosto de 2015

    Adorei, ótimas dicas. Lembrei que preciso me “mexer”!
    Seu blog está lindo!
    Um beijo!
    http://www.mamaeaprendiz.com

    Responder

  5. Rúbia Solbakken
    13 de agosto de 2015

    Com certeza vou adquirir algumas dicas para minha rotina. Vai ajudar bastante. Dicas realmente preciosas. Beijos!

    Responder

  6. Daiane
    14 de agosto de 2015

    Estou nessa fase de sentir fadigada e cansada n sei se é pq estou gravida de gêmeos mas ta estou me sentido exausta, amei as dicas e vou aplicar aqui em casa. Bjss

    Responder

Deixe um comentário!

*