Desfralde ou retirar a fralda – Como Iniciar

DESFRALDE - RETIRAR A FRALDA

DESFRALDE – RETIRAR A FRALDA

Olá   mamães, vamos falar sobre um assunto que preocupa muito, o momento do  desfralde.

Desfralde

  A Larah, ainda não está nem próximo de começar o desfralde (só tem 05 meses), no  entanto, já passei a pesquisar sobre o assunto, visto que este tema é um dos que        assombram muitas mamães.

 Esta fase é cheia de dúvidas, e estas dúvidas já começam no momento de descobrir a  época ideal para o desfralde.

 Devemos partir do principio de que na vida dos nossos filhos, não existem regras iguais, cada criança tem seu tempo e desenvolve no seu ritmo, erramos em querer comparar uma criança com a outra, querer que o desfralde seja na mesma época que foi com outra criança.

O que podemos é aproveitar algumas dicas que mais funcionam para termos sucesso nesses momentos de transição.

O mais importante é que devemos iniciar o processo reconhecendo os sinais que a criança emitirá.

Estes sinais demonstram a insatisfação em usar as fraldas. Algumas crianças começam a arrancar as fraldas quando fazem coco, outras começam a querer usar o penico ou a privada, a partir destes sinais saberemos que nossos bebês estão preparados para os próximos passos.

Uma coisa é certa, a partir do momento que foi tomada a decisão de iniciar o processo de desfralde, não se deve voltar a trás, a criança precisa entender que as “coisas” mudaram e, é fundamental estarmos preparadas para possíveis acidentes, mas precisamos de firmeza em nossas decisões para não confundir a cabecinha das nossas crianças.

Quando estes acidentes acontecerem, não de punição para a criança, converse, explique, mesmo que isso tenha que se repetir mil vezes.

Outra dica que funciona é deixar a criança molhada por alguns minutos, para sentir o desconforto de ter feito xixi e perceber que não é legal estar molhado.

Nesta fase devemos incentivar as crianças comprando, calcinhas e cuequinhas e elogiando cada vez que a criança não fizer xixi na roupa.

Vocês conhecem aquele ditado que a melhor forma de educar é pelo exemplo, então, é interessante que os pequenos acompanhem papai e mamãe na hora do xixi, para que tenham essa referência de como se usa o banheiro.

Não devemos esquecer que cada conquista de nossos pequenos deve ser comemorada e, quando eles conquistarem este feito, não se esqueça de festejar, isso consolidará mais ainda esta conquista.  Boa Sorte!!