CRIANÇA - Larah bagunçando na casa do vô.

CRIANÇA – Larah bagunçando na casa do vô.

Com o passar dos meses, a Larah tem acumulado brinquedos, começou com uma tartaruga de pelúcia depois uma bonequinha de pano e hoje, organizado a sala, consegui encher uma caixa média  de papelão com os brinquedos.

Criança Organizada

Mesmo que eu junte todos os brinquedos, com toda a certeza, no dia seguinte será necessário espalhar, afinal, enquanto ela se distrai um pouquinho, consigo executar algumas atividades.

Antes de ser mãe, minha casa sempre foi muito organizada, adoro curtir uma pizza e um filminho com a casa limpinha e aconchegante, mas, depois que a Larah veio, deixei de ser tão “encanada” com as coisas de casa, a Larah necessita de espaço para brincar, e neste caso, o sinônimo de brincar são brinquedos espalhados.

Mas, vocês sabiam que é sim possível acostumar a criança a ser organizada?

Nas minhas andanças pela internet, sabe o que descobri? Pasmem, o hábito de bagunçar é ensinado pelos pais.

As crianças não nascem desorganizadas, espalhando seus brinquedos pela casa, é o contrário, ela aprende a ser bagunceira.

Muitas vezes, sem ter noção do mal, aplaudimos, rimos e demonstramos aprovação quando uma criança – ainda pequena – faz algum tipo de bagunça.  Ahh.. não é bonitinho a criança pegar aquele brinquedo que você acabou de guardar e jogar para cima e dar aquela risadinha encantadora? É uma gracinha, até 02 anos de idade, depois disso o engraçadinho começa a ficar feio, mas e aí, como retirar este hábito que a criança acredita ser correta, ela fez isso várias vezes e recebeu aplausos, agora querem repreende-la?

Quando começamos a reprimir a criança por  conta de algumas bagunças feitas, elas tendem a repetir, afinal elas necessitam de aprovação de quem ela ama,  ela quer os sorrisos que ela tanto conhece.  E isso não é somente em relação a bagunça, elas terão a mesma atitude para todos os rótulos que colocarem nela. Tanto rótulos bons como ruins.

Quando rotulamos uma criança de acelerada, carinhosa ou briguenta, por exemplo, ela tende a se comportar cada vez mais dessa forma. Parece que quanto mais a chamamos de teimosa mais ela teima, não é? E é exatamente assim.

Logo após os 02 anos, já podemos começar a ensinar a criança a guardar os brinquedos quando acabar de usa-los. Quanto mais a gente demorar para ensinar hábitos de organização, mais vai ficar difícil fazer com que a criança seja organizada.

Se você está lendo este post e seu filho já é maiorzinho e tem o hábito da desorganização, corra, ainda da tempo de reverter esta situação. Comece substituindo algumas frases do tipo:  “Você nunca sabe onde seus brinquedos estão, porque é um bagunceiro” por  “Você prefere brincar com os brinquedos ou ficar procurando por eles?”.

Outra dica é que desde pequenino pode-se incluir na rotina de brincadeiras a organização de todos os brinquedos no final de cada sessão. Os pais devem participar desta organização, crianças copiam os hábitos dois pais e elas entenderam que a organização dos brinquedos é coisa séria. Com muita paciência e determinação, você terá uma criança organizada e um assistente para te ajudar no futuro a organizar a quarto e quem sabe a casa toda.