Sempre soube dos benefícios da criação com apego e, mesmo com os diversos pitacos, decidi amamentar por livre demanda e pela amamentação prolongada, decidi compartilhar a cama, decidi dar carinho e aconchego nos primeiros chorinhos da Larah. Não concordo em não dar carinho para o bebê quando este estiver chorando “fora de hora”. Se estiver chorando é porque precisa da segurança dos braços de seus cuidadores.

CRIAÇÃO COM APEGO

CRIAÇÃO COM APEGO

Criação Com Apego

Nas minhas andanças pela internet, todos os textos que li a respeito da criação com apego, afirmam que promover esta prática de criação, cria-se vínculos emocionais fortes e saudáveis entre pais e filhos, a prática da criação com apego atende às necessidades da criança de confiança, empatia e afeição, provendo a base para uma vida repleta de relacionamentos saudáveis.

O site API traz a informação que a criação com apego foi estudada amplamente, durante mais de 60 anos, por pesquisadores de psicologia e desenvolvimento infantil, e, mais recentemente, por pesquisadores estudando o cérebro. Estes estudos revelam que bebês nascem com fortes necessidades de ser alimentados e de permanecer fisicamente próximos ao cuidador principal, normalmente a mãe, durante os primeiros anos de vida. O desenvolvimento emocional, físico e neurológico da criança é amplificado quando as necessidades básicas são atendidas consistentemente e apropriadamente. Estas necessidades podem ser resumidas a proximidade, proteção e previsibilidade.

O choro, agarração e sucção do bebê são as primeiras técnicas para manter a mãe por perto. Enquanto a criança cresce e sente-se mais segura em seu relacionamento com a sua mãe, ela está mais apta a explorar o mundo ao seu redor e a desenvolver laços fortes e saudáveis com outras pessoas importantes em sua vida

Minha filha tem apenas 01 ano e meio e já sou questionada o motivo pelo qual ainda amamento, poxa, não está me atrapalhando em nada, porque irei parar? Enquanto ela quiser e eu não me sentir incomodada, não vejo motivo para parar. Alguém aqui já viu uma criança de 10 anos amamentando? Então, com o tempo a própria criança não vai mais querer.

A criação com apego não é uma receita de bolo para criação de filhos, cada família tem seu estilo e seus princípios de criação, o que é correto para minha família, pode não ser para outra família, o que vale é todos estarem bem e sintonizados entre si, além disso, a intuição de mãe costuma não falhar.

A infância passa tão rápido eu quero ficar “apegadinha” com minha princesa cada dia mais.