Muitas mães de plantão ficam super nervosas quando acontecem alguma coisa com seus filhos, ainda mais quando eles recebem  um diagnostico sobre qualquer coisa.

TDHA

TDHA

TDHA

É importante ressaltar para vocês mamães, que, “existe vida após o TDHA” (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).

Esse transtorno é hoje relativamente comum e não vai impedir em nada na vida do seu filho se ele for tratado de maneira adequada.

Sendo assim, uma das melhores coisas que você pode fazer é se informar e procurar sempre ajudar seu filho com TDHA.

Caso você ainda tenha duvidas e queira se informar mais, continue lendo!

Coloque seu filho em uma atividade física

Uma das melhores coisas que vão ajudar seu filho com TDHA são as atividades físicas e/ou os esportes em geral.

É claro que é de tremenda importância que você inscreva seu filho numa atividade que ele já gosta e tenha interesse, caso o contrário de nada irá adiantar.

Natação, futebol, basquete, corrida, enfim…qualquer atividade física vai fazer o seu filho extravasar toda aquela energia que ele tem de sobra e ainda pro cima vai trazer excelentes benefícios para a saúde dele.

Caso seu filho não seja muito de esportes, procure fazer uma leve caminhada com ele ou tente fazer ele ser um pouquinho mais ativo com as brincadeiras em geral. Essas praticas também vão ajudar seu filho com TDHA a se sentir melhor.

Estabeleça um horário fixo para as atividades dele

É de profunda importância que você também estabeleça alguns limites e uma rotina para o seu filho.

De inicio ele não precisa saber. Você pode ir acordando ele ao mesmo horário, colocando as refeições no mesmo horário e também procurando alocar as atividades sempre na mesma hora.

É claro, que todas essas atividades devem estar em volta de toda a grade escolar do seu filho.

Toda a prática de organização e rotina se tornarão hábitos que com certeza vão ajudar seu filho com TDHA a enfrentar as rotinas sem esquecer e sem dificuldades maiores para lidar com as atividades diárias.

Seja firme e objetiva!

É claro que as vezes os meninos ( ou as meninas ) podem sair do controle. Para isso é importante que você consiga um controle interno muito grande para não explodir logo de cara.

Tente ser sempre firme e objetiva, caso tenha que dar uma bronca.

Tente sempre quando for dar uma bronca se colocar na mesma altura dos olhos do seu filho, fazer contato visual e seja sempre muito clara e objetiva.

O que acontece muitas vezes é que os pais acabam confundindo uma bronca e fazem um julgamento com o seu filho que com certeza é prejudicial ao seu crescimento e à sua formação.

Sendo objetiva e bem clara você vai ajudar seu filho com TDHA a entender melhor as suas ordens e ainda pode fazer ele acabar com as tão temidas birras.

Outras dicas

Na verdade não há nenhum mistério para lidar com seu filho e é importante que você perceba isso.

Procure sempre entender o que ele está sentindo e vá auxiliando ele em todo o processo do seu crescimento.

Muitas pessoas transformaram o TDHA em um estigma, que na verdade não passa de um julgamento mal feito e sem necessidade para a condição do seu filho.

É importante ressaltar que todas essas práticas vão fazer você ajudar seu filho com TDHA a ter uma vida muito tranquila e normal, como a de qualquer outra criança.

elizabeth