Cinto de Segurança na Gestação

Cinto de Segurança na Gestação

Uso do Cinto de Segurança na Gestação

Eu dirigi durante toda a minha gestação, dirigi com cinto de segurança, inclusive no dia que a Larah nasceu. Claro que, no meu caso, tive uma gestação bem tranquila e sem riscos, isso me permitiu levar uma vida totalmente normal.

No entanto, na rotina diária, as gestantes que querem continuar dirigindo durante a gestação, devem tomar alguns cuidados para que nada de ruim aconteça o bebê.

Uma das precauções a ser tomada diz respeito ao uso correto do cinto de segurança. O cinto deve ser utilizado da forma que não faça pressão na barriga e não traga riscos ao bebê em caso de freada mais brusca ou algum impacto.

Mesmo gestante, andar sem sinto de segurança, está fora de cogitação, além do risco, é lei de transito o uso de cinto de segurança tanto nos bancos da frente como nos bancos de trás.

O ideal é sempre utilizar cinto de segurança de três pontos e seguir os procedimentos abaixo:

1. Com as costas retas, passe a faixa da diagonal por cima dos ombros, de modo que ela fique entre os seios, terminando ao lado da barriga. Com a outra faixa (horizontal), posicione-a em cima das coxas, em cima do osso do quadril.

2. Depois de afivelado, verifique se o cinto de segurança está firme.

3. Muita gente tem o costume de utilizar a faixa diagonal embaixo do braço, mas dessa forma o cinto não protegerá o passageiro, o que é muito perigoso para as gestantes.

O que diz a lei – grávida pode dirigir?

Todas as grávidas podem dirigir. Não existe nenhuma oposição do Código Brasileiro de Trânsito. O ideal é sempre pedir orientação ao obstetra, a opinião dele é importante, afinal ele conhece todo o histórico da sua gestação.

Segurança sempre em primeiro lugar

  • A barriga grande e a ansiedade com a chegada do grande dia podem dificultar a condução do veículo. Caso isso ocorra, não se arrisque, peça ajuda de parentes, amigos ou utilize táxi. Lembrem-se sempre que a segurança da mamãe e do bebê é prioridade. A gestante só deve dirigir se estiver bem segura. No primeiro trimestre da gravidez, apesar de a barriga ainda não atrapalhar, é uma fase que ocorrem muitas tonturas e sonolência, podendo atrapalhar.

Fonte www.mamaeonline.com.br