Amamentação

Estamos na Semana Mundial da Amamentação e o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão promovendo, do dia 1 ao dia 7 de agosto, ações no intuito de informar o quanto o leite materno pode fazer diferença na vida da criança. Estas ações estimulam as mães a praticarem esse gesto de amor e esclarece as principais dúvidas sobre o tema.
E  hoje, neste último dia dessa linda campanha, trago minha contribuição, compartilho com vocês os benefícios do leite materno para a mamãe e para o bebê.

Benefícios da Amamentação para o Bebê

– O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele, prevenindo assim as cólicas.
– Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças.
– É limpo, está sempre pronto e quentinho.
– Favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.
– Previne anemia até os 6 meses de idade, depois é necessário introduzir alimentos ricos em ferro.
– Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.
– Previne alergias, problemas respiratórios e asma.
– O leite materno possui gorduras saudáveis que auxiliam no desenvolvimento global da criança e do cérebro, que se desenvolve em 80% nos primeiros dois anos de idade.

Benefícios da Amamentação para a mamãe.

– Reduz o peso mais rapidamente após o parto.
– Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia de anemia após o parto.
– Reduz o risco de diabetes.
– Reduz o risco de câncer de mama e de ovário.
– Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros seis meses desde que a mãe esteja amamentando exclusivamente

(a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite benefícios da amamentação e, sempre que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado.

 

amamentaçao

fonte de pesquisa: macetesdemaes