Primeiras Decepções

Primeiras Decepções

Primeiras Decepções – Faz um tempo que venho observando a personalidade da Larah:

✔Ela é uma criança tímida mas consegue interagir bem quando encontra amigos (crianças ou adultos) que tenham compaixão e paciência com ela.

✔Ela faz poucos amigos, é fiel a eles e exige fidelidade;

✔Não tem problema em dividir doces e brinquedos com quem ela gosta;

✔É uma criança que vive a inocência pertinente a idade dela (já vi crianças na mesma idade menos inocente). Ex. ela tem medo real de lobo mau, etc.

✔Ela fica extremamente magoada quando se decepciona com alguma coisa feita pelos que ela considera amigo, isso inclui nós da família.

E é nesse quesito da decepção que tenho me preocupado e aprendido a lidar com a situação.

As Primeiras Decepções da Criança

Com essa personalidade (difícil fazer amizade e quando faz quer total cumplicidade) ela já tem experimentado algumas decepções em relação aos amiguinhos.

Claro que não aconteceu nada de muito significativo, mas para a Larah causou mágoa.

Como mãe, tem sido difícil testemunhar as primeiras decepções da Larah.

Ver os nossos filhos sentirem emoções intensas como tristeza, decepção e raiva pode nos impulsionar a “corrigi-los”, interferir ou a tentar evitar que eles passem por novas experiências como esta no futuro.

Bom, mas sei que não importa o quanto o ambiente que nós fornecemos para os pequenos seja seguro, os nossos filhos vão, em algum momento, ter a experiência da dor que não podemos controlar.

Entretanto, o que eu tenho tentado fazer para ajudá-la?

Quando ela está chateada, eu sinto a dor dela e minha intensão é conforta-la para que ela se acalme, no entanto, sei que ela precisa expressar seus sentimentos e aprender que não há nada de errado em sentir e é isso o que importa.

Eu acomodo ela perto de mim, converso de forma equilibrada, nunca desfazendo dos sentimentos dela mas, deixo claro que estou ali para ajudar no que for preciso. .

E você como tratam essa situação com os filhos? Já passaram pelas primeiras decepções?

Leia também:

Depressão Infantil

Mãe Que Gritava