Com apenas um ano e meio a Larah sabia as letras do nome dela e, por esse motivo, passei a pesquisar sobre com qual idade ideal eu deveria introduzir o ensino do alfabeto.

Aprendendo o Alfabeto

Aprendendo o Alfabeto

Em minhas pesquisas, descobri que boa parte das crianças, começam a reconhecer as letras entre 2 e 3 anos e com 4 e 5 anos identificam a maioria das letras. Isso quer dizer que a partir dos 2 anos podemos introduzir as letras, mas, os resultados podem aparecer após os 4 anos. Claro que isso não é uma regra, as crianças possuem desenvolvimento diferentes umas das outras.

As crianças pequenas aprendem de formas diferentes das crianças maiores – veja o vídeo abaixo da Larah – o aprendizado se dá através de estímulos visuais, com materiais coloridos e divertidos. O aprendizado nessa fase tem que ser algo agradável.

Uma boa forma de iniciar o aprendizado do alfabeto é através da leitura de livros. Por volta dos 2 ou 3 anos, as crianças para quem os pais lêem com frequência começam a perceber que os livros contêm letras. Eu na verdade, leio para Larah desde que ela estava em meu ventre e hoje ela pede para que eu leia para ela e identifica as letras do nome dela, do meu nome, do nome do papai nas palavras que ela vê nos livros.

Além disso, há muitas outras maneiras divertidas de apresentar as letras à criança. Por exemplo, escreva o nome dele em todos os desenhos que ele pintar, e apresente cada uma das letras para ele.

Através da repetição da escrita do nome, ele entenderá que aquelas letras, juntas, formam o nome dele. E essa repetição da escrita do nome, poderá acontecer de várias atividades como em quebra cabeça, ímãs de geladeira em forma de letras, etc.

Quando você perceber ele já começou a reconhecer uma letra, aproveite para usa-la em brincadeiras: “Que palavra começa com ‘b’?” Bola, bebê, balão. Ou use a primeira letra do nome dele para começar: “Sua letra especial é ‘L’, de Larah. Que outras palavras têm ‘L’?”.

Quando falamos em aprender as letras, não quero dizer que ele vá escrever as letras com 2 anos, definitivamente não, a escrita demora um pouco mais, só lá para os 4 anos dará início a escrita, antes disso ele poderá começar a assimilar as letras com as coisas.

Se você perceber que ele se interessa pelas letras e gosta de aprender, incentive, mas, se ele tem menos de 4 anos e não se interessar, “puxe o freio de mão”, vá devagar, espere um pouco mais para voltar ao aprendizado.

É bom aprender o alfabeto? Sim, todo o aprendizado, se for de forma agradável para criança, é bom, mas, o mais importante é apresentar para as crianças pequenas os livros, as histórias, as músicas e as rimas.

Veja esse vídeo que gravei esse mês com a Larah e minha irmã Silvia. Lembrando que a Larah acabou de fazer 3 anos.

Gostaram?

Beijos Adri