ACESSAR COM MOBILIDADE

Por Elisabete da Cruz

Alguns assuntos precisam ser lembrados de forma recorrente enquanto não estiverem inseridos com naturalidade no contexto geral. Acessibilidade é um deles.

Mobilidade

Mobiliários, edificações, transportes, sistemas de informação e segurança são apenas alguns dos tópicos exigidos por lei.

Se você pretende se adequar a esta nova necessidade, as empresas de assessoria especializada podem contribuir de forma significativa nesta tarefa.

Atentas as normas e legislações vigentes, cumprindo prazos e acompanhando do planejamento à execução das obras, mas, se a instituição não se preparar para receber um ser humano, depois da reforma, vem o vazio.

Então, o que queremos realmente acessar?

Como vamos provocar este diálogo entre as crianças e a comunidade?

Com naturalidade.

Rodas de conversas ou de histórias, jogos e brincadeiras que os aproximem desta temática, vivências em espaços adaptados, entrevistas com atletas paraolímpicos e outras infinidades de recursos para que o assunto se torne parte integrante das disciplinas e do convívio harmônico.

A literatura é outra grande aliada e possui ótimas dicas de leitura para todas as idades podem se tornar um elemento disparador para este dialogo.

Quando os personagens ganham vida, trazem em seu contexto uma releitura do assunto despertando a curiosidade, a compreensão e o entendimento muito mais facilmente.

Afinal de contas, neste assunto, todos estamos em processo e tratá-lo com o devido respeito pode não apenas garantir um direito, mas um aprendizado para todos.

Seja acessível à construção de uma educação verdadeiramente transformadora. Esteja aberto a acessar novas possibilidades e principalmente se mobilize para que o direito a educação seja para todos.

 Sobre Elisabete da Cruz

Elisabete da Cruz é educadora, autora, empresária e produtora executiva na área de projetos culturais, educativos e de entretenimento, envolvendo públicos de todas as idades. Destaca-se em sua carreira pela concepção, produção e apresentação do programa “Educação que Bicho é esse?”, da TV UOL, um dos pioneiros do segmento via web. Também foi responsável pela criação e implementação do Parque de Vivências Explora Mundi, onde realizou Festivais multiculturais de relevância ímpar para a educação. Projetos  renomados como  os Festivais  Indígena  Ymãguaré Ayguá e África Mundi,  Viajando pelo Mundo que Brinca, Uma viagem pelos Biomas brasileiros, O folclore nos cinco cantos do Brasil,  Sustentabilidade e Literatura & Brincadeiras, também fazem parte de seu currículo.  Com formação acadêmica em Pedagogia e especialização em Educação Transdisciplinar, atualmente presta consultoria de negócios para várias regiões do Brasil e é diretora executiva da Eloin – Educação pela Experimentação, uma empresa especializada em roteiros e projetos pedagógicos.